Ratos salvam companheiros e mostram empatia em casos de estresse
Um estudo recente revelou como os ratos sentem empatia por outros e mostraram que eles são capazes de tomar decisões para se ajudar.

Os animais foram colocados em um aquário e separados por uma porta de acrílico. Em uma das câmaras estava um rato em um local seco e que receberia comida se acionasse determinado mecanismo. Também havia um outro mecanismo que abria a porta que dividia o aquário. Na outra câmara, essa cheia de água, foi colocado um outro rato.
O rato na câmara molhada fica muito desesperado e estressado querendo sair. Já o que está na câmara seca, em vez de acionar o mecanismo da comida, em todas as vezes abriu a porta para que o outro saísse ileso. Eles fizeram um segundo teste em que a câmara molhada já não existia, mas um rato ficava isolado do outro. Os ratos que poderiam escolher entre comida e salvar o outro, continuavam salvando o rato preso na câmara.
Os pesquisadores ligaram estas informações ao estresse que o rato preso passa. Os ratos que liberavam os outros presos, sejam molhados ou secos, tomavam a atitude ao ver o outro agitado. O estímulo do estresse é tão forte que os ratos que liberavam os outros e que ganhavam recompensas pela ação dividiam a ração com o companheiro liberado.
Vi No: Biologia Total
0 comentários:
Postar um comentário
Comente ai seu Nerd! :D