quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cura da Leucemia está mais próxima: pesquisadores brasileiros fazem descoberta incrível


A leucemia é uma doença maligna que acomete a medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. Os glóbulos brancos (leucócitos) são as células atingidas, que passam a se reproduzir de forma descontrolada, ocasionando os sinais e sintomas da doença.

O desenvolvimento da doença começa em diversos pontos, levando a subtipos distintos, que respondem de forma diferente ao tratamento. Esta heterogeneidade é raramente levada em conta em terapias, por isso ainda é essencial para procurar novos medicamentos específicos para os subtipos de leucemia ou até mesmo para os casos de terapia-resistente.


Um grupo de alunos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), descobriram três moléculas que podem combater a leucemia. O grupo, coordenado pelos professores Fernando de Carvalho da Silva e Vitor Francisco Ferreira, do Instituto de Química da UFF,  pesquisa  o tema há seis anos, trabalhando com as chamadas quinonas - substâncias orgânicas coloridas presentes na natureza. Os estudos estão em torno do conhecimento do funcionamento das moléculas e suas atividades biológicas e anticancerígenas, no caso da leucemia as células leucêmicas.

Uma das moléculas estudadas são as naftoquinonas (NQ) considerados estruturas privilegiadas na química medicinal devido à sua multiplicidade de atividades biológicas, incluindo efeitos antimicrobianos e anticancerígenos. Apesar da importância científica da descoberta,  este trabalho é apenas um embrião de um trabalho maior, cujo objetivo é a descoberta de um novo medicamento.

A pesquisa ainda não serve de base para nenhum tratamento utilizado atualmente, pois, segundo o professor: “Precisa vencer muitas etapas para que se torne um medicamento para combater a leucemia”.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente ai seu Nerd! :D

Copyright © 2014 Cultura Nerd & Geek - CN&G